Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Agenda 2030, lançada em 2015 pelas Nações Unidas, é um plano de ação global para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.
O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, a serem alcançados até 2030.
Um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para o cidadão.
Vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro para discutir como garantir às gerações futuras o direito ao desenvolvimento, se realiza a Rio+20 (2012) para avaliar os resultados desses 20 anos e discutir novos desafios. O documento resultante da Rio+20, “O Futuro que Queremos”, foi a base do processo intergovernamental global para a construção dos 17 ODS, que incorporaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM.
OS ODS são integrados e indivisíveis. O foco da Vidada Feminina é o ODS 5, que trata de Igualdade de Gênero e representa um desafio importante para o enfretamento das desigualdades.